Mitos e verdades sobre a prótese peniana

Mitos e verdades sobre a prótese peniana

A disfunção erétil ainda é um grande tabu, e muitos homens têm vergonha de procurar ajuda profissional. Em alguns casos, mesmo fazendo tratamentos específicos, o problema persiste, fazendo com que o paciente necessite do implante de prótese peniana.

Aqui no blog, já esclarecemos alguns pontos sobre o procedimento, como as indicações para o implante e as diferenças entre os tipos de prótese peniana, mas como esse assunto ainda desperta muitas dúvidas, reunimos algumas delas com o intuito de desmistificar as mentiras mais comuns e explicar os fatos acerca do implante.

A prótese deixa o pênis maior

Essa é uma das principais perguntas feitas em consultórios de urologia e é também um dos maiores mitos que cercam o implante de pênis. É importante entender que o objetivo da cirurgia é a reativação da ereção, que, consequentemente, melhora a vida sexual do paciente. Portanto, o foco não deve ser o aumento do órgão. Entretanto, no caso da prótese inflável, pode ser que a circunferência do pênis ganhe alguns milímetros, mas isso não é uma regra.

A prótese peniana proporciona o mesmo prazer que o órgão em sua forma original

Se o homem sentia prazer na relação sexual antes de ter a disfunção, ele vai continuar sentindo após a prótese, já que não há nenhuma intervenção nos nervos da genitália e nem na glande. Portanto, essa afirmativa é completamente verdadeira, uma vez que o procedimento não interfere na sensibilidade do paciente.

A ejaculação não fica comprometida

Mais uma verdade absoluta sobre a prótese peniana. Não existem casos registrados de pacientes que tiveram alguma dificuldade de ejaculação em decorrência do implante. Isso só ocorre caso o paciente já apresente algum problema dessa ordem antes da cirurgia.

A prótese peniana é perceptível mesmo fora do ato sexual

Mito! Como a prótese peniana inflável permite que o pênis permaneça em estado de total flacidez através do mecanismo de bombeamento, as pessoas não conseguem perceber se o indivíduo tem ou não o implante. Já no caso da prótese peniana semirrígida, é preciso encontrar uma posição que seja mais confortável para o paciente e que não fique perceptível.

Muitos homens também não querem contar para a(o) eventual parceira(o) que fazem uso de prótese, mas ficam com medo de que a pessoa perceba na hora. Isso vai depender muito do quão observador é o indivíduo, mas como nenhum tipo de implante possui dispositivos externos, as chances de passar despercebido são altas.

Pode acontecer de o organismo rejeitar a prótese

Mesmo que seja muito raro, o organismo pode sim rejeitar a prótese, por diversos fatores que devem ser investigados caso a caso. Mas, como dissemos, isso é muito improvável. Para se ter ideia, complicações e infecções costumam acontecer em apenas 3% dos casos.

A cirurgia é simples

Fato! O procedimento costuma ser simples e rápido, podendo durar de 45 minutos a uma hora e meia. Além disso, a recuperação costuma ser rápida, variando de quatro a seis semanas. O paciente pode voltar a ter relações sexuais no período entre quatro a oito semanas.

A prótese peniana deve ser trocada

Não é uma recomendação a troca da prótese de pênis, a menos que haja algum problema mecânico (nas próteses flexíveis) e quebra (nas semirrígidas). Fora isso, o paciente pode permanecer com a mesma para sempre.

A fertilidade não é afetada com o uso da prótese peniana

Verdade! O implante peniano não modifica em nada a fertilidade do homem. Portanto, caso haja algum problema de fertilidade, a prótese não é a culpada.

Procure seu urologista

A disfunção erétil tem cura e a prótese peniana é apenas um dos tratamentos. Caso perceba que sua vida sexual está afetada, procure um especialista e converse com ele sobre o problema. O Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro, atende no bairro carioca de Ipanema. Endereço: Rua Visconde de Pirajá, número 82. Telefones: (21) 2247-2232 – 2523-0769 – 98826-2616.